7 de mar. de 2012

Like Box do Facebook

Às vezes, algumas coisas tão óbvias acabam passando em branco. Em um daqueles momentos em que o blog é revisado (quando alguns elementos de página são reorganizados, adicionados e/ou eliminados, de repente um espanto: o blog ainda não possui nenhum plugin social do Facebook!
Incrível, mas aconteceu. A partir de hoje os blogs do projeto Vivendo Porto Alegre passarão a contar com um plugin social para a sua página no Facebook.

Não perca a viagem
Talvez tu tenhas parado nesta postagem atrás de um tutorial de como incluir a Like Box do Facebook no teu blog. Embora a proposta deste blog seja documentar a evolução do blog Vivendo Porto Alegre, não custa nada elaborar um pequeno tutorial para incluir este gadget no Blogger (embora existam excelentes tutoriais espalhados na Web.

1º) Copie o endereço da sua fan page do Facebook;
plugin social do Facebook
Ao abrir a página, tu deves colar o endereço da tua fan page no campo "1" (ver imagem acima).
Escolhe a largura da Like Box em pixels (campo "2") de acordo com o espaço disponível no teu blog, bem como a altura do plugin em "3".
O item "4" define o fundo do plugin. O item "5" desabilita as fotos das pessoas que curtiram a tua página no Facebook.
O item "6" altera a cor da borda da Like Box. Se tu quiseres uma borda de outra cor, tu deves escrever o nome da cor em inglês (até o fechamento desta postagem, o aplicativo não reconhecia o idioma português).
O item "7" desabilita a visualização do conteúdo mais recente na fan page, enquanto que o item "8" desabilita o cabeçalho do plugin.
Clica em "Get Code" no item "9" para gerar o código.
A imagem acima apresenta a interface antiga do Blogger. Entra em "Design" e depois clica em "Editar HTML".

Antes de mais nada, é preciso baixar um modelo completo do blog, caso seja preciso restaurar a configuração original do blog.

Agora abre a barra de localização teclando "Ctrl" + "G". Deve aparecer uma barra no canto superior direito da página (conforme figura abaixo).
barra de localização
Nesta barra será digitado o seguinte código: 
O código acima aparecerá marcado em laranja.
editando modelo do Blogger
Logo acima deste código, será colado o primeiro código gerado pela página do Facebook. Agora será preciso voltar à página do Like Box para copiar o código.
código para plugin social do Facebook
Agora será necessário colar o primeiro código do plugin do Facebook acima da barra laranja. Salva o modelo e clica em "Elementos da página", no canto superior esquerdo da tua página de interface do Blogger.
Clica em Adicionar um Gadget e escolha HTML/Javascript.
Volta na página de desenvolvimento do botão Like Box e copia o segundo código (conforme imagem abaixo), para finalmente colar no novo gadget do teu blog.
código para like box
Agora basta salvar e visualizar o blog.

0 comentários: