20 de abr. de 2011

O blog e o novo algoritmo do Google

No início de fevereiro, o Google Analytics começou a relatar um aumento nas visitas do blog Vivendo Porto Alegre. Estranhamente, fevereiro de 2011 foi o pior desempenho do blog desde a sua criação. Apenas duas postagens no tema principal. A grande novidade do mês ocorreu no tema Serviços, também com duas postagens: uma postagem no dia 13 de fevereiro e outra em 26 de fevereiro.
Qualquer blogueiro sabe que um blog sem atualização não sobrevive. Esse paradoxo permaneceu no ar até o dia de hoje.
Acidentalmente descobri um artigo em um site relatando a atualização que o Google realizou no seu algoritmo Panda visando melhorar a qualidade dos resultados de buscas. O artigo disserta sobre o impacto dessa mudança em grandes sites. Comparando o desempenho do Vivendo Porto Alegre desde a instalação do código do Google Analyics até o dia de hoje, percebe-se claramente o salto no número de visitas a partir da ativação do novo algoritmo do Google.
Mera coincidência?
O tema principal do Vivendo Porto Alegre contou com uma postagem no dia 11 de abril (dia em que o Google atualizou seu algoritmo) e outra somente em 26 de fevereiro. Em março o volume de postagens do blog voltou ao normal.
Na palavra-chave porto alegre o blog Vivendo Porto Alegre finalmente começou a aparecer nos resultados de pesquisa: ainda muito longe da primeira página, na verdade, estando entre os 280 e 400 itens recuperados, dependendo do dia. Antes do novo algoritmo o blog não recebia tráfego desta palavra-chave. O blog também perdeu tráfego em outras palavras-chave, tais como pedido de ligação de luz e suas variantes.
A atualização do algoritmo Panda do Google não é a única razão para esta alteração no tráfego, tendo em vista a contribuição da postagem sobre o Campus do Vale para o tráfego de visitas (observe os três primeiros picos a partir do dia 10 de fevereiro no gráfico acima). Mas o volume de visitas para esta postagem caiu consideravelmente após o início das aulas na UFRGS, enquanto que o tráfego geral manteve-se relativamente estável.

0 comentários: