12 de set. de 2010

Como assinar um feed

O que é um feed?
Um feed (do inglês alimentar) é um canal de comunicação cuja assinatura permite manter o internauta atualizado sobre um blog e/ou site de sua preferência.

Por que assinar um feed?
Porque é um recurso muito útil para quem não tem tempo de visitar o blog ou o site todos os dias, ou para quem visita muitos blogs e/ou sites. Assinando um feed o internauta será informado sempre que houver um conteúdo novo.

Meus dados (e-mail, etc.) ficam retidos se eu assinar um feed?
Não. A inscrição é anônima. O FeedBurner mostra apenas o número total de assinantes diários, o número de assinantes que clicaram para ler a atualização e os agregadores utilizados pelos assinantes. Veja:
Como funciona este recurso no Vivendo Porto Alegre?
Vivendo Porto Alegre é dividido em 10 temas. Cada tema é postado em uma url própria, para que o usuário do blog possa assinar apenas a temática de sua preferência. Logo, cada blog tem o seu canal de feed. Assim, se um internauta tiver interesse apenas no tema Lazer, Arte e Cultura, por exemplo, basta clicar apenas no feed de assinaturas (onde diz 'Obrigado por assinar!') do blog correspondente.

Como faço para assinar um feed?
As etapas para uma assinatura variam de acordo com o agregador (que é o serviço que reunirá todas as assinaturas). O primeiro passo é clicar no botão (ver imagem abaixo) que se encontra nos blogs do Vivendo Porto Alegre.
Digamos que foi clicada a opção 'Postagens'. Aparecerá uma lista de agregadores de assinaturas.
Add to Google
O primeiro botão a aparecer é o do Google (Add to Google). Clicando no botão será apresentada a tela abaixo. O próximo passo será clicar no botão 'Adicionar ao iGoogle' (destaque em vermelho).
A tela abaixo mostra a tela do iGoogle com as últimas notícias do blog escolhido (Vivendo Porto Alegre).
O iGoogle incorpora o mecanismo de busca Google, podendo substituir a página do Google na página inicial do navegador da web (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla, etc). A imagem acima mostra sublinhado em vermelho um link do iGoogle apresentando um pequeno tutorial sobre como tornar o iGoogle a página inicial do navegador da web. O iGoogle não é o único a apresentar um mecanismo de busca no seu ambiente, mas eles chamam a atenção para esta possibilidade.

Bloglines
O agregador Bloglines sairá de operação a partir de 1º outubro de 2010. Portanto, desconsidere esta opção.

netvibes
O botão remete à página inicial do agregador. Após alguns instantes, o feed é carregado apresentando as últimas postagens do blog. Acima do conteúdo da assinatura há um botão com o texto 'Adicionar ao meu netvibes'.

O conteúdo adicionado passará então a compor a conta do usuário do netvibes. O agregador também possui o mecanismo de busca do Google.
newsgator
Clicando no botão do newsgator o internauta será remetido à página do agregador. Nela há três versões de um aplicativo que deverá ser baixado e instalado no computador. A versão para Windows é a primeira e chama-se FeedDemon. As outras duas versões são para Mac e iPad ou iPhone e são chamadas de NetNewsWire.

My Yahoo
Clicando no My Yahoo abrirá a página inicial do agregador, conforme ilustrado abaixo.
A caixa laranja à direita da tela informa a inclusão do novo conteúdo e pergunta se o usuário prefere que este conteúdo fique na página principal (primeira opção) ou se o usuário prefere criar uma nova página para o conteúdo (segunda opção). Digamos que o usuário deseja reunir os dez blogs do Vivendo Porto Alegre em uma página separada, o Yahoo permite este tipo de organização do conteúdo. Clicando na opção desejada, agora basta apenas confirmar a inscrição no Vivendo Porto Alegre clicando em 'Continue'. Clicando em 'Cancel' a inscrição será abortada.

Atom
Clicando neste botão será aberta uma página do FeedBurner com o conteúdo do feed do Vivendo Porto Alegre.
No topo da página, à esquerda, há um link (Learn more about syndication and FeedBurner...) que remete a uma página em inglês com instruções mais detalhadas sobre o feed. Ao lado deste link há uma caixa 
com alguns botões de agregadores de notícias, alguns já apresentados nesta postagem.

Wikio
O Vivendo Porto Alegre também apresenta uma outra opção de agregador, o Wikio. Este agregador (na data desta postagem) disponibiliza além do espanhol no seu ambiente, o inglês, o alemão, o italiano e o francês.
Estes são alguns exemplos de serviços que permitem acompanhar o Vivendo Porto Alegre através de uma assinatura. O teu agregador de notícia não está aqui? Então entra em contato via Central de Relacionamento (na guia lateral em 'Gestão do blog'), comentário ou e-mail (vivendopoa@gmail.com) e solicita a inclusão de um botão do agregador que tu usas.