1 de ago. de 2010

Monitorando as visitas

Em 30 de junho o domínio principal do Vivendo Porto Alegre passou a ser monitorado pelo Google Analytics. As visitas até então eram monitoradas através do ClustrMaps e do RevolverMaps.
Um internauta observador verá que os números destes aplicativos diferem - e muito - entre si. Em primeiro lugar, o código do ClustrMaps foi inserido no blog antes do ClustrMaps. Em segundo, porque o RevolverMaps monitora todos os blogs do Vivendo Porto Alegre. Ou seja, não importa se há um internauta visitando o blog Centro de Porto Alegre e há um outro visitando o blog Memória de Porto Alegre, ambos aparecerão na janela do aplicativo como visitantes recentes.
O objetivo em manter o aplicativo nesta configuração era ter uma ideia global sobre todos os blogs do Vivendo Porto Alegre. Em terceiro lugar, pelo próprio critério de contagem de cada aplicativo. Diferentemente do RevolverMaps, o ClustrMaps foi inserido em cada blog com um código diferente. Assim era possível visualizar apenas os visitantes de cada blog.
O objetivo era coletar os dados, inserindo diariamente em uma planilha e finalmente gerar os gráficos. No entanto, a prática demonstrou absoluta falta de tempo para realizar diariamente esta rotina.
O Google Analytics fornece um conjunto de informações muito maior do que os dados disponibilizados pelos dois aplicativos. Por exemplo, é possível verificar a resolução do monitor de vídeo dos visitantes do blog ou site monitorado pelo Google Analytcs.
As visitas até junho - inclusive - serão disponibilizadas em relatórios assim que possível, pelo menos do blog prinicipal. A partir de julho as visitas serão relatadas através do Google Analytics, em arquivos em formato ".pdf" neste blog.