23 de jul. de 2010

Arrumando a casa

Desde ontem o blog está passando por mudanças estruturais. Alguns internautas talvez nem cheguem a perceber as alterações (pelo menos no início).O Vivendo Porto Alegre é um sistema de 18 blogs. Nem sempre foi assim. Desde o surgimento do blog, algumas ideias foram surgindo, e novos blogs foram criados de acordo com as temáticas que serviriam de base para novas postagens. Mas como tudo na internet é dinâmico, o blog está passando novamente por outra reformulação.
O que muda
Os temas Arte, Bibliotecas, Ensino, Esportes e Parques e Praças serão incorporados em um único tema chamado Lazer, Arte e Cultura. As postagens foram migradas para o blog Parques e Praças, e este foi apenas renomeado para o novo tema. Infelizmente, não sabia que era possível importar postagens de um blog para outro blog. Quase todas as postagens foram copiadas e coladas para o novo tema.
As postagens migradas parecem então postagens novas, mas não são. Infelizmente só aprendi a usar a ferramenta no final do processo, e apenas uma postagem ficou com a data correta de postagem (na verdade não sabia como migrá-la para o outro blog sem que se perdessem os comentários). Uma vez que era a única postagem com comentários, deixei a mesma por último, até pensar em uma solução. A solução veio através de uma mera casualidade, pois pensava em deixar o blog do jeito em que estava, até ter conteúdo suficiente para incluí-lo novamente no menu do Vivendo Porto Alegre.
Porque muda
A mudança é uma opção de se trabalhar mais com as tags e menos com os menus. A vantagem é que uma postagem sobre a Usina do Gazômetro, por exemplo, pode receber as tags arte, cultura, lazer. Antes, haveria diferentes postagens sobre a Usina, espalhados em blogs com diferentes temas. Não é descartada a possibilidade, no futuro, de retornar ao modelo com 18 blogs (ou mais), mas acredito que a tendência será organizar as tags em categorias, assim como já está sendo feito no blog principal.
Espero que aprovem as mudanças.
Críticas, comentários, dúvidas - como sempre - são bem-vindas.