6 de jan. de 2011

Temas do blog

O blog Vivendo Porto Alegre foi criado em 25 de março de 2010. Durante este ano sua estrutura foi reformulada. Temas foram surgindo e outros foram suprimidos. A criação e/ou a supressão de temas ocorrem de acordo com a necessidade, conveniência ou como um resultado da construção colaborativa.
Um exemplo sobre a necessidade foi a criação do blog "Gestão do Blog" (este que tu estás lendo). Este tema reúne os tutoriais, a política e outras informações sobre o blog, não sobre a cidade.
Em relação à conveniência um exemplo ocorreu com o blog "Parques e Praças", renomeado para "Lazer, Arte e Cultura" e reunindo para si outros assuntos antes tratados pelos temas "Esportes", "Ensino" e "Comportamento". Todos foram reunidos devido à escassez de conteúdo, além de facilitar a gestão dos blogs.
Um tema que foi extinto por força da  construção colaborativa foi o tema "Centro-Sul de Porto Alegre". Alguns aspectos da regionalização da Prefeitura não são muito populares entre os porto alegrenses. Um exemplo é a existência da Região Centro-Sul. Alguns usuários comentavam nas postagens que um determinado bairro ficava na Zona Sul da cidade, por exemplo. Entre tentar quebrar o paradigma ou facilitar o acesso à informação, optou-se por migrar as antigas postagens para outros blogs de acordo com o entendimento geral.
Hoje o Vivendo Porto Alegre conta com dez temas. Além do tema principal que trata sobre o cotidiano da cidade e leva o nome "Vivendo Porto Alegre", outros nove blogs possuem temas distintos: o blog "Lazer, Arte e Cultura"; o blog "Memória"; o blog "Serviços"; o blog "Região Central"; "Zona Sul"; "Zona Norte"; "Zona Leste"; "Orla e Arquipélagos"; e "Gestão do Blog".

0 comentários: